domingo, 14 de outubro de 2012

Planeta Descoberto em 2011 é feito de Diamante.

planeta diamante
Imagem ficcional.
    Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, conseguiram determinar que o planeta 55 Cancri-e, descoberto em 2011, está composto de grafite e diamante, é duas vezes maior que a Terra e tem uma massa oito vezes superior, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira.
    "A superfície deste planeta parece estar coberta de grafite e diamante em vez de água e rocha", afirmou o pesquisador principal, Nikku Madhusudhan. O planeta 55 Cancri-e é um dos cinco planetas que orbitam em torno de uma estrela similar ao Sol na constelação de Câncer, a 40 anos-luz da Terra, relativamente perto.
    Este planeta foi observado pela primeira vez em 2011, quando passou em frente a sua estrela, o que permitiu aos astrônomos medir seu raio. O planeta orbita tão rápido que um ano dura 18 dias, frente aos 365 da Terra, e é, além disso, extremamente quente já que, segundo os pesquisadores, sua temperatura alcança os 2.148 graus centígrados. Não é a primeira vez que se descobre um planeta de diamante, mas é o primeiro que se encontra orbitando uma estrela similar ao Sol, tão próximo à Terra e de tamanho superior.
     "Parece estar composto principalmente de carbono (como o grafite e o diamante), ferro, carboneto de silício, e, possivelmente, alguns silicatos", destacam os pesquisadores que publicarão o estudo na revista "Astrophysical Journal Letters". 
    O estudo calcula que pelo menos um terço da massa do planeta, equivalente a três vezes a massa da Terra, poderia ser de diamante. Esta descoberta significa que "já não se pode assumir que os planetas rochosos distantes têm componentes químicos, interiores, ambientes, ou biologias similares aos da Terra", concluiu Madhusudhan. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário