quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Lançado novo RPG Maker!!

Depois de anos de espera, finalmente foi lançado a nova versão do incrível programa de criação de jogos.
Na verdade sua data de lançamento foi 15/12/2011, porém só agora que eu decidi fazer essa postagem, pois há pouco tempo lançaram também a versão português, e eu já testei e aprovei. O nome dele é RPG Maker VX Ace. Muitos podem pensar que nem é uma nova do software, eles pensam que é a mesma versão anterior com alguma modificações, mas eu lhe digo, as alterações foram tantas que ele pode ser considerado a versão 2012 do RPG Maker.
Nessa postagem falarei também as modificações dele, os pontos positivos e os pontos negativos. Então veja!

Novidades

Sistema de mapas:

Houveram muitas (gigantescas) modificações na parte de construção de mapa, falarei o máximo possível para vocês.
1º - Na parte gráfica houve poucas modificações, quase imperceptivéis, mas estão mais bem feito. muitos gráficos foram repetidos, já outros foram adicionados ou melhorados.
2º - A escolha do Tileset para cada mapa agora é possível!! se você já utilizou a versão 2003 do rpg maker, sabe antigamente nós escolhiamos vários tipos de tilesets diferentes e colocávamos no mapa, por exemplo, ao criar o mapa escolhiamos se os gráficos do mapa era só para calabouço, ou só para mundo, ou para casa e etc. Então é isso!! está de volta a opção de escolha de tileset para cada mapa.
3º - quem é preguiçoso para cirar mapas, a Enterbrain agora facilitou seu trabalho, você pode usar mapas já feitos no Rpg maker, possui uma enorme lista de mapas já feitos e prontos para o seu uso.
4º - Agora você pode escolher tiles (ou chão) em que ao pisar você perde dano, isso mesmo! agora essa nova opção vai fazer com que seu jogo fique muito mais realista, como por exemlo você pisar em lava.
5º - Novo sistema de encontro de inimigo agora o mapa pode ser dividido em partes para cada monstro, por exemplo, no mundo possui um lago, então no lago deveria aparacer apenas monstros de água, agora você pode fazer isso acontecer colocando o número de aparição do monstro, fazendo com que os monstros de água apareçam na área de nº1 e pintando a área de 1. Veja a imagem ao lado.
6º - Você agora pode fazer com que apareça o nome do mapa em que você entra, algo que apenas funcionava com scripts, quando você entrar numa cidade você pode fazer com que apareça o nome no canto da tela, apenas modificando essa opção na parte de criação de mapas.
7º - Agora há uma nova opção para se colocar sombra nos mapas.


 Monstros:

1º - Os gráficos dos monstros estão muito mais detalhados.
2º - Como esperado, a lista de inimigos não é em sua maioria monstros aterrorizantes, agora possui muito mais gráficos de pessoas como inimigos, diferentes de só monstros como as versões anteriores.
3º - agora a quantidade de itens que podem ser adquiridos são 3, ao invés de 2 como na versão anterior.
4º - As opções de modificações dos monstros estão muito maior, não me aprofundarei porque se não iria gastar quase 30 linhas...


Heroi e classes:

1º - As configurações de parâmetros (atributos), a curva de experiência e as habilidades agora se encontram na parte de classe.
2º - Agora você pode colocar uma breve descrição do heroi, como se fosse um resumo que o define.
3º - A opção de segundo nome está de volta!
4º - Agora uma opção nova que chegou no RPG VX ACE é o sistema de traços, agora você pode modificar TUDO em seu heroi, velocidade de ataque, elemento no ataque, esquiva, precisão, e etc.
5º - Obviamente possui novos charsets e facestes, porém alguns foram repetidos.


Habilidades, itens, armas e armaduras:

1º - Como você podem ver acima, agora possui uma enorme lista de gráficos para suas habilidades, itens, armas e etc.
2º - Possui muito mais opções de ciração do que na versão anterior.
3º - As armas agora são identificadas por categorias, como por exemplo a categoria de "espada de duas mãos", nesse caso facilita muito mais para que você edite na classe as armas que ela pode ou não utilizar.
4º - 85% das animações de efeito foram repetidas, poucas foram adicionadas.
5º - Está muito mais fácil e prático você criar estas 4 opções.

Sistema de gerador de Charset e Faceset:

1º - Essa é o novo sistema que chegou junto com RPG Maker vx ace, ele cria charset e faceset.
2º - Um bom ponto positivo nele é que existem muitos tipos de modificações no personagem.
3º - Um ponto negativo é que, por ser muito abrangente a quantidade de opções a modificar, acaba deixando você com preguiça de olhar um por um e criar.
4º - Outro ponto negativo é que nem sempre o que você altera nele, se aplica aos 2, por exemplo, se colocar um capacete, pode aparecer no charset, mas talvez não apareça no faceset.
5º - O faceset só funciona olhando de frente pra você, não se pode criar um rosto olhando para o lado.
6º - Muito fácil de usar, porém cansativo.


Sistema de fundo de batalha:

1º - Está de volta o sistema de plano de fundo, porém com uma ótima modificação, possui duas camadas editávei, uma em baixo e outra em cima.
2º - Como pode ser editável a opção de fundo da batalha, a imaginação do Maker fica muito mais aberta.
3º - As vezes quando se mistura um gráfico com outro, não acaba ficando muito bem compatível, como por exemplo em baixo deserto e em cima uma florsta.

Outras:
1º - Sons muito mais bem feitos. principalmente de batalhas.
2º - Agora é possível colocar vídeo no jogo, sendo ele no formato ogg.
3º - Agora é possível heroi e inimigo usarem ataques físicos encantados com elementos.
4º - Assim como no sistema de fundo de batalha, é possível criar um fundo na tela de título do jogo, editando uma imagem na primeira camada e na segunda camada.
5º - Agora possui um sistema de Limit Break! (ou TP) para que quando o heroi estiver perto de morrer ou tiver atacado o inimigo várias vezes ele possa usar uma habilidade especial, assim como em FF VII.
6º - É possível mudar a cor do menu sem precisar mexer em scripts.
7º - Existem vários outras novidade em eventos e etc. Cabe agora a você fazer o download desse novo Rpg Maker, e se divertir.


PS: caso queira fazer download, aqui segue o link

9 comentários:

  1. oloko esse maker ta irado msm vlw ae cara por detalhar mais as vantagens do soft vlww ""

    ResponderExcluir
  2. BAIXAR RPG MAKER VX ACE+TRADUÇÃO+CRACK+RTP
    http://maker-rpg-100.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. 18:35 baixando RPG MAKER VX ACE(eu já uso o vx normal e é muito bom,imagina esse?!!)

    ResponderExcluir
  4. Drak0015 - Seus tutoriais me vizeram um ótimo maker vlw em sua omenagem fiz esse char

    ResponderExcluir
  5. http://images.orkut.com/orkut/photos/PAAAAADpR6m4NjTfcUOsdTMM6dAUWeB-H6mT9OG5AErJP0Zcg1jtYlIIyVsWoI9WxQaxnWjvQwcAGCRIxC4gwZzUDKkAm1T1UHTeGyohjcp9afD8ASqyxgZW49eI.jpg

    ResponderExcluir
  6. po mlk vc e muito bom apesar de vc ter a voz parecido com a do deivid brasil vce bom nessas coisas de rpg maker porfavor continue postando + videos vlw por tudo

    ResponderExcluir